segunda-feira, 4 de julho de 2016

Maria renasceu!

Poderia ter sido Berenice, mas foi Maria. A gravação do DVD do Arruda, que aconteceu nesse domingo, 3, elevou Maria Menezes. A cantora de 33 anos e já 19 de estrada começou o show ao lado da Tia Zezé. Uma bela homenagem à senhora que viu o grupo nascer e é uma das responsáveis pelo sucesso do pagode até então na Mangueira. Maria rendeu honraria logo no início e durante o show não se esqueceu dela, no cantinho de destaque do cenário.

 
Não poderia ter sido diferente, tudo tinha o clima do Arruda. Da favela a Zona Sul, visto nas pipas espalhadas pelo palco e na área vip do Clube Renascença ao figurino estiloso. O amarelo do vestido de Maria refletia as luzes do seu black; muito mais comercial inclusive. O tom foi perfeito do início ao fim. Quem viu a morena comandar rodas de samba ao lado de marmanjos e bambas já imaginava que esse dia chegaria. E chegou. Tem mais brilho, mais gesto, mais carão, mais presença.

A Berenice em questão, lembra dela? ‘É uma nega maneira lá de Mangueira, produto do morro, mulata tipo exportação’ e foi embalada pelos versos de Nego Josy e Armandinho do Cavaco. É daquelas músicas que gruda na cabeça e não solta mais. Mas pra que soltar, né? Se é boa, que fique.

Quando a personificação da mulata da Mangueira subiu no palco, só dava ela. Aprovada até pelas mulheres, que faziam coro no fim da primeira rodada: ‘uh, é Berenice’! Bonito de se ver.

Calma, que teve mais: Dudu Nobre, Toninho Geraes e André da Mata. Todos em duetos com Maria. Mas eu fico mesmo com a culpa usual: Menezes e Nego. Tem gente que se olha e já sabe o que o outro está pensando. Eles não. Eles não fazem esse estilo. Se comunicam por telepatia e já engatam o tom certo.



Ao Arruda, que a inspiração não cesse e que a união seja contagiante. Vida longa ao samba!

**fotos de Jordan Alves

3 comentários:

  1. Lindo texto !!!! Parabéns pela percepção cheia de sensibilidade !!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto !!!! Parabéns pela percepção cheia de sensibilidade !!!

    ResponderExcluir
  3. Texto que te transporta ao acontecimento, que te coloca na cena só com as palavras... Sensibilidade na veia. Só assim pra dizer o que ė Arruda... Guerreiros do bem! Salve, salve!

    ResponderExcluir